pt-bren +55 (48) 3039 1404 contato@apino.com.br

Service Terms

Os seguintes Termos e Condições de Reserva aplicam-se a todos os “pacotes” reservados por APINO TURISMO E EVENTOS LTDA ME, doravante denominado simplesmente como APINO(“nós”, “nos”,”nosso”). Nessas condições de reserva (“você” e “seu”)representa todas as pessoas nomeadas no formulário de reserva, incluindo outrem que possa ser adicionado ou substituído numa data posterior.

Os itens desse documento formam a base de seu contrato conosco. Por favor, leia com atenção, já que estes definem as nossas respectivas obrigações e direitos.

1. Nossos serviços

Através do website apino.com.br, nossos escritórios e agentes credenciados fornecemos uma plataforma através da qual diversos tipos de serviços voltados ao turista (como acomodações, transporte turístico, passeios, atividades de aventura e /ou esportivas e bilhetes aéreos) podem ser reservados pelos usuários do website.

Com o objetivo de segmentar a oferta de produtos e melhorar a experiência de busca pelo usuário do website, a APINO sugere ideias de pacotes para diferentes segmentos de viajante, juntando diversos parceiros em pacotes de serviços direcionados a nichos específicos. Ao fazer uma reserva através da APINO, você entra em uma relação contratual direta de vínculo jurídico, conosco e com o prestador de serviço para o qual faz a reserva. A partir do momento em que a reserva é feita, agimos apenas como intermediário entre você e o prestador de serviço escolhido.

As informações que divulgamos em nossos canais de distribuição como website e agentes credenciados, são baseadas em informações fornecidas pelos parceiros prestadores de serviços. Apesar de tentarmos oferecer serviços com a maior precisão e profissionalismo possível, nós não iremos verificar se, e nem podemos garantir que, todas as informações fornecidas sejam verdadeiras, exatas ou completas, nem podemos ser considerados responsáveis por quaisquer erros, incluindo erros de digitação, interrupções (seja por colapso temporário e/ou parcial, reparo, atualização ou manutenção do nosso website, ou qualquer outro motivo), informações incorretas, falsas ou com falta de informações. Cada parceiro prestador de serviço turístico será sempre responsável pela precisão, integralidade e exatidão das informações enviadas para nosso website (inclusive a respeito de tarifas e disponibilidade). Mesmo que, tenhamos o máximo de cuidado ao escolher nossos parceiros prestadores de serviços turísticos, nosso site não constitui, nem deve ser visto como responsável pela recomendação ou endosso da qualidade, nível ou classificação de qualquer serviço disponibilizado.

2. Reserva e pagamento pelos serviços solicitados

2.1 Para reservar qualquer um dos serviços disponibilizados pela APINO, por favor contate-nos para confirmar os preços correntes ou para solicitar um orçamento. Alternativamente, você pode verificar preços ou solicitar um orçamento através do website, preenchendo o formulário presente na página de cada serviço. Caso queira que nossa equipe produza um pacote com base nas suas preferências, basta preencher o formulário disponível nas páginas de serviço no website e aguardar a resposta de nossa equipe de atendimento personalizado ou clique aqui. Se você estiver de acordo com o preço ou cotação, você deve preencher, assinar e nos enviar o formulário de reserva, podendo este, ser feito também on-line. Ao nos enviar devidamente preenchido, entenderemos que todas as informações inseridas por você no formulário de reserva estejam corretas, incluindo os nomes, endereços e quaisquer requisitos especiais ou qualquer outra informação das pessoas que viajam no grupo. Erros ocorridos por falhas no preenchimento do formulário de reserva poderão resultar em cobranças extras, caso tenhamos que fazer alteração em cias aéreas, empresas de transporte rodoviário e outros fornecedores já contratados. O formulário de reserva deve ser assinado ou preenchido on-line pelo responsável do grupo, doravante denominado (“LÍDER”). O LÍDER do grupo deve ser autorizado, por todas as pessoas nomeadas no formulário de reserva e por seus pais ou responsáveis, em caso de haverem menores de idade, a fazer a reserva com base nas condições descritas no presente documento. Ao confirmar a reserva mediante a pagamento do depósito, o LÍDER do grupo estará aceitando os termos e condições aqui citados, assim como declarando ser maior de 18 anos.

Apos preenchido e assinado, o formulário de reserva deverá ser devolvido para que a reserva seja processada. O documento poderá ser digitalizado e enviado por e-mail para o agente de viagem responsável pelo seu atendimento. Os pagamentos deverão ser feitos no momento da solicitação de sua reserva de acordo com a política de pagamento de cada serviço avulso ou pacote, tornando válido o contrato entre nós, tal como estabelecido no item (2.3) como segue abaixo. Caso você realize seu pedido de reserva on-line, a resposta automática de recebimento dos seus dados não implicará em uma confirmação da reserva.

2.2 A forma personalizada como organizamos alguns passeios e viagens não nos permite confirmar todos os elementos solicitados no momento do pedido de reserva. Uma vez que temos que esperar pela confirmação da disponibilidade de todos os elementos-chave para realização de suas férias e atividades de lazer nos moldes como foram solicitado. Se por qualquer motivo não consigamos confirmar a disponibilidade com todos os elementos-chave para realização de suas férias,
não procederemos com o pagamento e o agente irá aconselhá-lo sobre outras alternativas. O pagamento integral, caso haja, não garante que todos os serviços solicitados sejam confirmados. Obter a confirmação de todos os fornecedores pode levar 2 semanas ou mais, principalmente em casos de pacotes de viagem personalizados. Caso você não concorde com a alternativa sugerida, devolveremos todo o dinheiro que nos foi pago.

2.3 Um contrato entre nós passa a existir quando processarmos o seu pagamento integral ou depósito do sinal, seja este pago via cartão de crédito, boleto ou transferência bancária, que quando compensado emitiremos um comprovante de pagamento e a confirmação do seu pedido de reserva. Caso possamos confirmar a disponibilidade com todos os fornecedores no mesmo momento, emitiremos também os vouchers e as respectivas faturas. Caso não seja possível emitir os vouchers, iremos buscar a confirmação com todos os fornecedores de serviços presentes no seu pacote, considerando o que foi descrito acima. Emitiremos os vouchers assim que tivermos a resposta positiva de disponibilidade de todos os serviços necessários para operação de seu pacote. Os serviços descritos no seu voucher são aqueles que estamos contratando para você. Os respectivos vouchers serão enviados para o LÍDER do grupo ou seu agente de viagens. Por favor, leia atentamente todos os itens descritos no voucher e contate-nos imediatamente caso desconfie de que alguma informação esteja incorreta ou incompleta, visto que não será possível nenhuma alteração mais tarde. Infelizmente não podemos nos responsabilizar caso não sejamos notificados sobre qualquer divergência dentro do prazo de 10 dias a contar do envio dos vouchers. Você deve se certificar de que o nome de todos os participantes listados no formulário de reserva sejam exatamente como apresentado nos respectivos passaportes ou outro documento de viagem.

2.4 O valor indicado no formulário de reserva, seja um depósito de sinal ou pagamento integral do pacote, deverá ser pago no momento da reserva. Para alguns serviços, os fornecedores exigem pagamento integral no momento da reserva, caso isso se aplique a algum serviço por você solicitado, iremos lhe comunicar na parte de informações gerais do serviços em nosso website ou informa-lo antes de você preencher o formulário de reserva. De qualquer forma e de acordo com a política de cancelamento de cada serviço, tais pagamentos serão classificados como sinal de pagamento do valor total do pacote. O valor total do pacote, deverá ser pago conforme descrito na confirmação de reserva. A data limite para pagamento será informada na fatura enviada junto dos vouchers assim que confirmarmos a reserva de todos os elementos do pacote. Caso não comprovados os pagamentos (incluindo qualquer custo adicional quando aplicado) no dia do vencimento, temos o direito de entender que você deseja cancelar sua reserva, neste caso aplicaremos os encargos de cancelamento previstos na cláusula 3. Em casos como esse, um aviso de cancelamento e uma fatura de cancelamento será enviada para você. O pagamento poderá ser feito por boleto, transferência bancária ou cartão de crédito.

2.5 Todo o montante pago a um de nossos agentes de viagens autorizados, por um pacote operado por nós, será realizado em nome do agente de viagem até que a fatura e os respectivos vouchers sejam emitidos. Após a confirmação, o agente de viagem irá repassar a quantia devida em nosso nome.

2.6 Caso você efetue a reserva on-line ou de outra forma nos forneça um e-mail, iremos nos comunicar com você por e-mail, incluindo o envio de faturas, vouchers e qualquer outro documento que possa ser enviado para você dessa forma. Você deve se responsabilizar, por verificar sua caixa de e-mails e lixo eletrônico regularmente. É recomendado inclusive, que você imprima os comprovantes de pagamento, faturas e vouchers. Podemos também entrar em contato por telefone e / ou correio, em caso de não conseguir, por qualquer motivo, contatá-lo por e-mail. Certos documentos poderão ser solicitados que sejam enviados por correio com as mesmas referências utilizadas na comunicação por e-mail.

2.7 Você pode entrar em contato conosco por e-mail por qualquer um dos motivos mencionados neste documento como por exemplo, solicitar uma alteração. Sugerimos fazê-lo para o endereço de e-mail do consultor de viagens que prestou atendimento a você com cópia para apoio@apino.com.br.

3. Alterações feitas por você

Se desejar fazer quaisquer alterações em seu pacote apos a confirmação, o LÍDER do grupo deverá nos comunicar por escrito o quanto antes. Iremos nos esforçar para proceder com sua solicitação, mas não podemos garantir que conseguiremos atender o seu pedido. Caso consigamos fazer as alterações desejadas por você, enviaremos a descrição detalhada das alterações e os respectivos custos adicionais, sejam estes incorridos por nós ou impostos por fornecedores. Por favor, note que em algumas tarifas de passagens aéreas, não é possível alterar sem que haja custos adicionais consideráveis. Em alguns casos de hospedagem, onde o preço altera de acordo com o numero de pessoas, o custo por pessoa pode subir caso alguém do grupo cancele a viagem.

4. Cancelamentos feitos por você

Os cancelamentos deverão ser comunicados para nós por escrito (e-mail) pelo LÍDER do grupo. O aviso de cancelamento só será válido no momento em que recebemos a comunicação em nossos escritórios. O calculo das cobranças de cancelamento será feito com base no valor total do pacote pago pela(s) pessoa(s) que estiver(em) cancelando. A devolução será de acordo com o período entre o cancelamento e a data de partida. Prêmios de seguro, inclusão de passageiros tardios e taxas de alteração de pacote não serão reembolsáveis em caso de cancelamento. De acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a APINO TURISMO fará devolução conforme condições abaixo:

4.1 Período antes da partida, percentual do valor total devolvido por pessoa:

  • Cancelamento Até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total
  • Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total
  • Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total
  • Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: não haverá devolução
  • Os prazos para devoluções conforme citados acima, poderão ser mais flexíveis em casos específicos de produtos avulsos como passeios, transfer e atividades caso mencionado no voucher. Quando não informado especificamente no voucher, vale a regra conforme descrito acima. Para a parte aérea, favor verificar com o consultor de viagem que lhe atendeu sobre as regras de cancelamento aplicadas pela companhia aérea em sua tarifa.

    4.2 Se algum membro do grupo for impedido de viajar, a pessoa em questão poderá transferir seu lugar para outra pessoa apresentada por você (LÍDER) desde que atendidas as seguintes condições:

  • todos os fornecedores e terceiros envolvidos no pacote aceitem em transferir os nomes.
  • O LÍDER do grupo autorize por escrito a troca dos membros do grupo
  • O cessionário assine um formulário de reserva.
  • O cessionário nos forneça os dados para emissão do seguro de viagem
  • Nos casos de transferência para uma pessoa apresentada por você, podem gerar custos adicionais por parte nossa ou imposta por terceiros e fornecedores, alem da taxa de alteração de R$ 130,00 por pessoa alterada. Todas as taxas deverão ser pagas para que possamos proceder com as devidas alterações.

    5. Alterações e cancelamentos feitos por nós

    Ocasionalmente precisamos fazer alterações e corrigir erros em nossas informações de reserva, tanto antes ou depois das reservas serem confirmadas. Em alguns casos, existe a possibilidade de ter que cancelar reservas já confirmadas devido a condições climáticas, greve, ou qualquer outra situação que esteja fora de nosso controle. Em alguns casos a reserva poderá ser cancelada caso o número mínimo necessário para realizar o pacote não seja atingido. Ao mesmo tempo que iremos nos esforçar para que erros e cancelamentos não ocorram, temos que nos reservar no direito de fazê-lo. Iremos comunicá-lo diretamente, ou através de seu agente de viagem sobre a necessidade do cancelamento assim que este for detectado. Em casos de não atingirmos o numero mínimo para um pacote especial de grupos, o comunicado será feito pelo menos 30 dias antes da partida. A maioria das alterações feitas em reservas já confirmadas são consideradas pequenas. Em alguns casos, precisamos ter que fazer alterações significativas. Qualquer alteração significativa é geralmente feita antes da data de partida. Levando em conta as informações preenchidas no formulário de reserva, nós, como operadores turísticos, sabemos quais alterações podem causar mudanças significativas na qualidade de qualquer pacote, sendo assim dentre as alterações significativas as principais são:

    (I) Alteração no horário da partida superior a 12 horas
    (II) Mudança do aeroporto de chegada ou partida que seja mais inconveniente para você
    (III) Alteração na localidade, destino ou acomodação (lugar ou padrão).

    Se tivermos que fazer alguma alteração significativa no seu pacote, iremos comunicá-lo o mais rápido possível. Caso não haja tempo de fazê-lo antes de você partir, você poderá escolher uma das seguintes opções:

    (I) aceitar as alterações significativas feitas
    (II) a compra de um pacote semelhante, nesses casos iremos oferecer, se disponível. Pelo menos 1 alternativa igual ou superior a que você já pagou, sem qualquer custo adicional. Caso escolha por uma alternativa inferior a original, devolveremos a diferença. Caso você não queira aceitar as alternativas de pacotes oferecidas, poderá escolher qualquer uma de nossas opções, nesse caso pagando a diferença em caso de ser superior ou sendo reembolsado no caso de escolher uma opção de pacote de menor valor.
    (III)Cancelar ou aceitar o cancelamento e receber um reembolso total do valor pago pelo pacote.

    Nenhum ressarcimento ou responsabilidade sobre qualquer um dos casos mencionados acima será aceito quando:

  • precisamos fazer alterações ou cancelamentos, como resultado de circunstâncias anormais e imprevisíveis alheias a nossa vontade e que não pudessem ter sido evitadas nem com o nosso máximo esforço
  • tivemos que cancelar porque o numero mínimo de reservas para operar seu pacote não tenha sido atingido
  • nos casos em que você aceite tais cancelamentos ou alterações antes de confirmar a reserva como descrita na clausula (2.2).
  • Nenhum ressarcimento será pago e as opção acima mencionadas não estarão disponíveis se tivermos que cancelar ou fazer alterações em virtude do não cumprimento, de sua parte, com qualquer exigência descrita nas condições de reserva que nos resguarde o direito de cancelar. Uma alteração no horário do vôo com menos de 12 horas, companhia aérea (exceto como especificado na clausula 14 “Vôos”), ou aeronave (se comunicado) serão tratados como pequenas alterações.

    Por favor, veja também na clausula 15 “Chegadas tardias, Atrasos e Impedimentos no Embarque”. Raramente somos obrigados, por “motivos de força maior” (veja clausula 8), a alterar ou cancelar seu pacote depois do seu embarque ou durante a realização de suas férias. Isto é extremamente improvável, mas se essa situação ocorrer, lamentamos que não seremos capazes de reembolsá-lo (a menos que consigamos obter reembolso de nossos fornecedores), ressarci-lo de qualquer forma ou se responsabilizar por despesas que incorram como resultado deste.

    6. Valores

    Todos os preços publicados em nossos materiais promocionais, impressos ou online são para fins de orientação apenas e são calculados com base nos valores fornecidos por nossos fornecedores no dia da publicação. Apesar de todo nosso esforço para garantir os valores publicados, não podemos contudo, assegurar que os valores serão iguais no dia da reserva, por isso aconselhamos sempre verificar os valores no momento da reserva, mesmo que alterações significantes no valor possam ocorrer muito ocasionalmente.

    Nos reservamos no direito de alterar ou corrigir erros em qualquer preço publicado no momento da cotação, desde que esta seja feita antes de firmado o contrato entre você e a gente. Nós iremos informá-lo sobre qualquer divergência referente aos preços antes deste ponto.

    Por favor note que os acordos nem sempre são feitos em moeda local e qualquer alteração no câmbio não acarretará em alterações no preço do seu pacote devido as proteções previstas neste contrato.

    De acordo com as Normas de Aviação, uma criança deve ter até 2 anos incompletos de idade na data do seu vôo de retorno para ter o status de “INFANT”e entre 2 e 12 anos de idade para ter o status de ‘’CHD”. Caso se torne uma exigência, por parte das Cia aéreas, que os passageiros “INFANT” ou “CHD” devem ser alocados em assentos individuais, teremos que repassar o custo para qualquer cliente que esteja viajando com um bebê de colo com menos de 24 meses de idade.

    7. Seguro

    É uma condição de reserva de pacotes que você esteja coberto por um seguro adequado, com assistência medica e seguro contra cancelamentos de viagem, adquirido até o momento em que o contrato entre nós passe a existir.

    Certifique-se de que esteja totalmente coberto, principalmente no que diz respeito a cobertura máxima por cancelamento e de que nos forneceu, os detalhes de sua seguradora e o numero da apólice para nossos registros. Podemos precisar usar como referencia em caso de emergência ou acidente. Se você estiver impossibilitado de nos providenciar os detalhes do seguro no momento da reserva, você e seus acompanhantes devem assinalar a caixa de declaração de isenção de responsabilidade do seguro durante o preenchimento do formulário de reserva. Se os detalhes do seguro não forem informados e a caixa correspondente a declaração de isenção de responsabilidade do seguro não for assinalada, nos reservaremos no direito de recusar o seu pedido de reserva ou cancelar sua reserva sem que haja ressarcimento do sinal depositado.

    Ao obter um seguro de viagem, você deve ter certeza de que a seguradora está ciente dos destinos de sua viagem e das atividades, consideradas de risco, que você pretende praticar tais como mergulho, caminhada por trilhas, surf, stand uppaddle, expedições, safáris, kitesurfe, windsurfe, vela, pesca esportiva, cicloturismo, vôo livre, esqui e assim por diante.

    Caso você já esteja em algum destino onde é possível reservar serviços avulsos de atividades consideradas de risco como as citadas anteriormente, e não tenha cobertura para tais atividades previstas no seguro já adquirido por você antes do início de sua viagem, informe-se com nossa equipe sobre as opções de seguro disponíveis exclusivamente para tais atividades avulsas.

    A APINO TURISMO não se responsabilizará por qualquer despesa, perdas ou danos causados por falha sua no cumprimento das obrigações previstas nesta clausula ou qualquer outra exigência prevista nas regras da apólice do seu seguro de viagem. Por favor, leia atentamente os detalhes sobre os termos e condições de uso de sua apólice de seguro e as leve com você durante a viagem. É de sua responsabilidade assegurar que a cobertura do seguro que você adquiriu é apropriada as suas necessidades específicas.

    8. Passaportes, vistos e vacinas

    Por favor, consulte o documento com informações importantes específico para sua viagem para obter mais informações a respeito de passaportes, vistos e vacinas. É de responsabilidade do LÍDER garantir de que todos seus acompanhantes estejam munidos dos documentos de viagem e saúde necessários antes da partida. Você deve pagar por todos os custos referentes a obtenção dos documentos necessários para sua viagem. Infelizmente não podemos nos responsabilizar se sua entrada for recusada em qualquer meio de transporte ou país, caso você não esteja portando toda documentação exigida. Se a falta do porte de qualquer documentação exigida para você resultar em multas, sobretaxas ou outra sanção pecuniária imposta sobre nós, você será responsável por nos reembolsar em conformidade.

    9. Força maior

    Exceto onde fora claramente declarado nesse termo e condições de reserva, lamentamos em não poder nos responsabilizar pelo pagamento de qualquer tipo de ressarcimento quando o desempenho da prestação imediata de nossas obrigações com você, perante este contrato, for prejudicada, ou por outro lado sofrer qualquer dano ou despesas de qualquer natureza por motivo de “força maior”. Neste termo e condições de reserva, “força maior” assim definidos no parágrafo único do art. 393 do Código Civil, que, entre outras hipóteses, manifestam-se por meio de fenômenos da natureza ou em casos de calamidade pública, guerra, imposições governamentais, perturbações da ordem, acidentes ou greves, entre outros, mas sempre prejudiciais aos serviços de viagem e/ou que coloquem em risco você e/ou passageiros participantes dos serviços.

    10. Condições dos fornecedores

    A maioria dos meios de hospedagem, transporte e prestadores de serviço são fornecidos por terceiros independentes. Todas as reservas estão sujeitas às condições e regulamentos destes prestadores de serviço. Tais condições, quando relevante serão sempre informadas antes do LÍDER confirmar a reserva.

    11. Nossa responsabilidade

    11.1 É dever nosso se certificar de que os acordos para a realização do seu pacote de viagem, conforme descrito no documento de confirmação de reserva, deverão ser feitos com habilidade e cuidado. Isso significa que de acordo com os termos e condições de reserva presente, aceitaremos a responsabilidade em caso de morte, danos pessoais ou em casos de itens inclusos no seu pacote de viagem que não foram fornecidos ou que foram prestados de forma deficiente por motivo de negligência nossa, de nossos funcionários, agentes ou fornecedores na prestação dos serviços ora contratados. É sua responsabilidade mostrar que o devido cuidado e profissionalismo não fora tomado, caso queira fazer uma reclamação. Além disso, nos responsabilizaremos por aquilo que os nossos funcionários, agentes e fornecedores fizerem ou não, se eles estavam no momento atuando no curso de seu emprego (para seus empregadores) ou na realização de tarefas por nós solicitada (para agentes e/ ou fornecedores).

    11.2 Por favor, note que não podemos aceitar a responsabilidade por quaisquer serviços que não fazem parte do nosso contrato. Isto inclui, por exemplo, quaisquer serviços adicionais que o hotel que você se hospedar ou qualquer outro fornecedor prestar diretamente, serviços não mencionados ou contratados por nós.

    11.3 As promessas que fizemos a você sobre os serviços que tenhamos concordado em fornecer ou organizar como parte do nosso contrato – serão usadas como base para decidir em que ocasião os serviços em questão foram devidamente prestados ou não.

    12. Materiais promocionais

    Foram tomadas todas as precauções para garantir que as informações descritas em nossos folhetos e itinerários sejam verdadeiros no momento da impressão. As opiniões dos autores são pessoais e as fotografias ilustram o destino ou atividade especificamente quando legendados. O layout e mobiliários dos ambientes mostrados nas fotos podem mudar. Durante o ciclo de vida de nossas brochuras, serviços e facilidades oferecidos, programações de fornecedores e leis também podem mudar. Erros podem ocasionalmente ocorrer. Você deve portanto, ter certeza que conferiu todos os detalhes do pacote escolhido (incluindo preço) conosco ou com seu agente de viagens no momento da reserva. Não podemos nos responsabilizar por quaisquer descrições, fatos ou opiniões publicadas em qualquer material promocional de terceiros.

    13. Comportamento e danos

    13.1 Quando você reservar com a APINO, você estará se responsabilizando por qualquer dano ou perda causado por você ou qualquer acompanhante de sua responsabilidade. O ressarcimento total por qualquer dano ou perda deverá ser feito diretamente ao proprietário ou gerente da acomodação através de reposição ou pagamento do valor devido para reposição ou reparação do dano causado, desde que aceite pelo proprietário ou gerente da hospedagem. Você será responsável por quaisquer reclames que recaírem sobre nós, posteriormente a realização de seu pacote, como resultados de seus atos. Você deve assegurar de que seu seguro cobre tais despesas caso situações como esta ocorram.

    Esperamos que todos os clientes tenham consideração e respeito por outras pessoas. Se a falta de bom senso por parte sua ou de qualquer acompanhante resultar de alguma forma em perdas, danos, perturbação e sofrimento a terceiros ou a alguma propriedade, nos reservaremos no direito de encerrar a prestação de nossos serviços a você ou qualquer pessoa que lhe acompanha sem aviso prévio. Em casos como este, a (s) pessoa(s) em questão será (ao) obrigado (s) a deixar o alojamento ou qualquer outro serviço. Não teremos qualquer obrigação de prestar o restante dos serviços incluídos no pacote até o seu retorno. Nenhum reembolso e nenhuma despesa ocasionada será paga em virtude da rescisão contratual.

    13.2 O tipo de viagem que nós oferecemos, requer flexibilidade e deve permitir alternativas. Os itinerários sugeridos em cada opção de pacote deve servir como idéia do que cada viagem pode oferecer e não exatamente uma obrigação contratual à parte com a APINO. Entende-se que horário de atividades, programações, modo de transporte e padrão de conforto estão sujeitos a alterações sem aviso prévio devido a circunstâncias locais ou eventos de “força maior” assim como definida na cláusula 8.

    13.3 Nos casos de excursões, passeios e atividades em grupo, é sua responsabilidade respeitar as normas de segurança informadas pelo guia e / ou instrutor. A APINO não se responsabiliza pelas consequências de seus atos, falta de atenção e respeito para com as regras de segurança uso de cada atividade. O guia ou instrutor tem o direito de bani-lo de qualquer atividade ou passeio caso sua atitude represente riscos à qualidade da prestação do serviço ou de outros participantes.

    14. Aceitação de risco (por você)

    Você reconhece que a natureza das viagens é de alguma forma aventureira e que, como tal, algumas opções de pacotes podem envolver uma quantidade significativa de risco pessoal inerente. Estes incluem lesão, doença, perda ou dano à propriedade ou qualquer outro inconveniente. Em alguns casos será solicitado a você que assine um termo adicional de isenção de responsabilidade por um fornecedor local. É de sua responsabilidade preencher os pré requisitos solicitados pelo prestador de serviço local e declarar estar apto fisicamente e psicologicamente a participar de tal atividade ou experiência, assim como se
    responsabilizará por usar os devidos itens de segurança e roupas obrigatórias na pratica da atividade em questão.

    15. Vôos

    15.1 É exigido por parte de algumas companhias aéreas que todos os vôos de ida e volta sejam reconfirmados pelo menos 72 horas antes da partida. Por isso, é essencial que você contate a companhia aérea ou informe apropriadamente nossos representantes no momento da chegada para reconfirmar seu voo. Lembre-se de conferir os horários atuais já que estes estão sujeitos a alterações sem aviso prévio e também, quando possível, de fazer o check-in online com até 24 horas de antecedência.

    15.2 Muitas companhias aéreas, aeroportos e governos cobram uma variedade de taxas e impostos, incluindo, mas não limitado a taxas de embarque ou desembarque, ruído ambiental, combustível, taxas de segurança ou taxa de turismo ou imposto sobre prestação de serviços (ISS)que são ocasionalmente cobradas no local, ao menos que tenha sido especificada na sua passagem como pago.

    15.3 Se você perder o voo em algum dos trechos internacionais, os trechos subsequentes domésticos serão automaticamente cancelados

    16. Chegadas tardias, atrasos e embarques negados

    Nós não podemos nos responsabilizar caso você perca o voo ou tenha que transferir devido a atrasos no check-in, conexões ou escalas comprometidas por outro tipo de atraso como procedimentos de segurança feitos pelo aeroporto ou companhia aérea no momento do seu embarque. Se seu voo for cancelado ou postergado, se seu bilhete for rebaixado de categoria ou tiver o embarque negado pela companhia aérea em circunstâncias que lhe dão direito a indenizações ou qualquer outra forma de ressarcimento pela companhia aérea sob o regulamento da ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil),você deve procurar a companhia aérea para ser ressarcido. Todo o montante recebido ou de direito a receber da companhia aérea em virtude do presente Regulamento representam o montante total do seu direito a indenização ou qualquer outra forma de pagamento decorrente de tal cancelamento, atraso, desclassificação ou recusa de embarque. Também não podemos nos responsabilizar por atrasos em pontos de encontro para transfers, passeios e atividades, principalmente aquelas feitas em grupos regulares ou com outros participantes que não pertencem ao seu grupo.

    17. Hospedagem

    O alojamento é fornecido apenas para o uso das pessoas nomeadas nos vouchers de confirmação e sublocação, compartilhamento ou cessão é expressamente proibida. No caso de hospedagem na modalidade “ALUGUEL DE TEMPORADA”, na qual você irá se hospedar em um casa alugada por intermédio de uma imobiliária, ou corretor de imóveis, será observado o disposto no documento “Termos e Condições de Aluguel de Temporada”, o qualde verá fazer parte do presente contrato, na forma de anexo, obrigatoriamente.

    18. Queixas e reclamações

    Caso tenha alguma queixa a fazer durante suas férias você deve comunicá-lo imediatamente por escrito a um de nossos representantes locais,diretamente ao nosso escritório central (sendo reembolsáveis quaisquer despesas razoáveis para comunicar o fato), ao gerente de hospedagem ou qualquer fornecedor para que possamos corrigir o problema durante suas férias. Se você não proceder deste forma, estará nos privando da oportunidade de investigar sua reclamação e da melhor forma reparar o problema. Se não formos capazes de resolver as questões, enquanto você estiver de férias e você continuar insatisfeito, você deve
    escrever para nós dentro de 28 dias a partir da data de seu retorno com todos os detalhes. Por favor, informe o numero da reserva como referencia aos serviços ora prestados em todas as correspondências. Se você não seguir o procedimento para qualquer reclamação, talvez perca o direito de qualquer ressarcimento.

    19. Informações pessoais e privacidade

    As suas informações pessoais e de seus acompanhantes é importante para nós. Tomaremos o devido cuidado e respeito que merece e prometemos nunca passá-lo para terceiros, exceto aqueles que precisam dessas informações no curso da prestação dos serviços de férias que você reservou. Podemos contatá-lo de vez em quando com a informação de pacotes e ofertas que achamos que pode ser de seu interesse. Se você deseja parar de receber nossos informativos, por e-mail ou por qualquer outro meio, por favor, envie um email para apoio@apino.com.br, detalhando como você gostaria que procedêssemos no uso e armazenagem de suas informações pessoais.

    20. Foro de Eleição

    Os Termos e Condições de Uso são regidos pela legislação da República Federativa do Brasil. Seu texto deverá ser interpretado no idioma português. As partes elegem o foro central da comarca de Florianópolis/SC, com expressa renúncia a qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir as questões oriundas do presente instrumento e respondem por si, seus herdeiros e sucessores a qualquer título.